top of page

Pasteurelose

 

A Pasteurelose é uma doença infecciosa de patologia respiratótia em coelhos. É uma causa bem conhecida de morbidade e mortalidade em coelhos. 

 

A Pasteurella multocida é uma bactéria que habita normalmente no organismo do coelho, nos seus seios nasais (nariz), e torna-se perigosa quando o sistema imunitário do coelho está diminuido, como por exemplo em casos de stress, ou no decurso de outras doenças.

 

Assim, estas bactérias não irão causar nenhum problema se o coelho estiver com o sistema imunitário saudável. Por exemplo, se o seu coelho se tornar stressado, essas bactérias podem multiplicar-se rapidamente, causando uma doença conhecida como Pasteurelose.

 

Sintomas


Esta doença pode afetar o trato respiratório, útero, pele, rins, bexiga, ductos lacrimais, do ouvido médio ou espinha. Os sinais clínicos podem incluir:

- Descargas dos olhos e nariz;

- Espirros e tosse;

- Perda de apetite;
- Inclinação da cabeça;

- Letargia;

- perda de equilíbrio;

- paralisia dos membros posteriores e respiração ofegante.
 

 

Pasteurella é responsável por:


- Pleurite (inflamação do tecido em torno dos pulmões);

- Pneumonia;

- Pericardite (inflamação do tecido que envolve o coração);

- Otite média ou interna (infecção do ouvido médio ou interno);

- Dacriocistite (infecção do canal lacrimal);

- Conjuntivite;

,- Abscessos subcutâneos ;

- Mastite (infecção das glândulas mamárias).

 

Os sintomas podem evoluir rapidamente em dias, causando alterações principalmente respiratórias. A bactéria pode sobreviver por dias em secreções úmidas ou água.
Pode também aparecer abcessos e infecções do aparelho reprodutor (nomeadamente abortos, infecções uterinas, orquites e mamites) e em situações mais graves septicemia (que é uma infecção generalizada) e mesmo a morte.

 

As infecções respiratórias decorrem normalmente de uma forma crónica ou subclínica, mas podem também ocorrer pneumonias, alterações oculares e mesmo otites. Os abcessos que frequentemente aparecem em coelhos, independente da sua origem (quer por alterações dentárias quer por feridas ocasionais) estão muitas vezes contaminados por esta bactéria, que devido às suas características infecciosas e dependendo da localização dos abcessos pode levar a alterações importantes dos tecidos em redor da infecção, nomeadamente a destruição de tecido ósseo. 

 

Tratamento de Pasteurella
A infecção não pode ser eliminado , mas pode ser controlada com antibióticos e você deve consultar o seu veterinário imediatamente.

 

O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, é um tratamento agressivo e longo, e demora pelo menos duas semanas até desaparecerem totalmente os sintomas. Acontece que um coelho nunca se recupera totalmente e precisam de tomar antibióticos de manutenção para o resto de sua vida.

 

Prevenção

 

- Reduzir o mínimo situações de stress/medo para os coelhinhos;

- Evitar contacto com coelhos “suspeitos”;

- Higiene adequada;

- Prevenir o aparecimento de outras doenças que possam debilitar o sistema imunitário;

- Vacinação.

 

Fonte: http://www.mypetonline.co.uk/pet-health/pasteurella; http://www.hvp.pt/hvp/pt/textos/coelhos-pasteurelose/?parentID=1512; http://www.medirabbit.com/EN/Respiratory/Bacterial/URI.htm; http://www.rabbit.org/care/pasteurella.html

bottom of page