top of page

Coelho Bebé e Júnior

 

Um coelho é júnior até aos 6 meses de idade e tem necessidades nutricionais diferentes, bem como necessidade de educação de base que deve ser dada o quanto antes.

Coelho Bebé (até 2 meses)

 

Os coelhos bebés devem mamar pelo menos até aos 2 meses de idade, com diferentes fases de introdução de nova alimentação para júnior.  


Até 1 mês:
Um coelho do bebê, alimenta-se exclusivamente de leite de sua mãe até cerca de três semanas. Durante os primeiros dias, o leite contém níveis elevados de anticorpos que ajudam a proteger um conjunto de doenças.

Até 2 meses:
Depois de três/quatro semanas, o bebé deve começar a mordiscar feno de alfafa, feno normal e os pellets. Deve ser dado o feno de alfafa e os pellets como petisco apenas. Por volta das 7 semanas de idade, os coelhos bebês podem lidar com acesso ilimitado a pellets e feno, além do leite materno. Os bebés são normalmente desmamados do leite da mãe por volta das 8 semanas de idade, dependendo da raça.



Coelho Júnior (dos 2 aos 6 meses)

 

 Entre o desmame do leite materno e os 6 meses de idade, o coelho jovem deve ter uma quantidade de cerca de 40 a 60gr de pellets e um pouco de alfafa. DAR Muito feno, PRINCIPALMENTE FENO TIMÓTEO! Aos 3 meses de idade, começar a introduzir pequenas quantidades de vegetais na dieta do seu coelho.

Introdução de vegetaisintroduzir legumes um de cada vez da lista de vegetais permitidos e quantidades pequenas. Se não fizer mal a introdução, pode dar à vontade (tamanho +- da sua cabeça). Se algum vegetal parecer causar problemas digestivos (menos fezes, fezes moles ou diarreia), evitar dar no futuro. Ver: Lista de vegetais permitidos

 

Nota: A idade aconselhada para introdução dos vegetais é regra geral, aos 3 meses, mas isso depende de onde adquiriu o coelhinho, da saúde dele e até quando ele recebeu leite da mãe. Tente saber sempre a alimentação que o coelho teve quando o adquiriu. Quando o coelho deixa de mamar muito cedo, deve ter uma alimentação diferente para ter todas as vitaminas que necessita, pois não adquiriu anticorpos suficientes da mãe. Consultar o veterinário para saber as suas necessidades.

Poderá também dar legumes ricos em cálcio, como salsa, couve e espinafre (com moderação devido aos níveis elevados de ácido oxálico).

 

Pellets: O coelho júnior necessita de mais proteína e de cálcio, ao contrário de um coelho adulto. Até aos seis/sete meses poderá dar ração em pellets júnior, que contém mais proteína (aconselhado à volta dos 16%) e mais cálcio. A ração deve ser limitada se ele já comer bem e muito, 1/2 chávena será ideal, que poderá ser à volta das 40g diárias. Ver o equilíbrio entre pellets e vegetais.

Para ter noção, entre 25g/30g 
é um copo de ovo:

rações recomendadas:
Burgess excel junior & dwarf rabbit por exemplo.



Fonte: http://www.rspca.org.uk/adviceandwelfare/pets/rabbits/diet/planner; http://www.peteducation.com/article.cfm?c=18+1803&aid=1638; http://rabbit.org/faq-diet/

bottom of page