top of page

Porquê vacinar o seu coelho?

Tal como os cães e os gatos também os coelhos têm vacinas que previnem o aparecimento de doenças infeciosas geralmente mortais, causando sofrimento ao seu animal de companhia. As vacinas são contra a Mixomatose e Doença Hemorrágica Viral.

 

 

 

 

 

 

O que é a Mixomatose?

A mixomatose é uma doença viral grave de coelhos que dizimou populações de coelhos selvagens. Os coelhos domésticos também são suscetíveis à doença e a mortes nos animais de estimação são relatadas todos os anos.

Os coelhos de estimação com maior risco são aqueles que vivem fora de casa, especialmente se eles poderem entrar em contato com coelhos selvagens ou lebres. No entanto, apesar de coelhos em ambientes fechados correrem menos riscos do que os coelhos ao ar livre, podem obter mixomatose. Eles devem ser vacinados e também protegidos de possíveis fontes de transmissão de mixomatose.


Transmissão
Os coelhos de estimação podem contrair mixomatose em várias formas, tais como:

- Picadas de mosquitos portadores do vírus Mixoma.

- ​Picadas de pulgas portadoras do vírus Mixoma (as pulgas podem sobreviver por vários meses no feno);

- Mixomatose também pode ser transmitida por ácaros de pele Cheyletiella;

- Contacto com coelho infetado.

 

O que acontece quando um coelho pega mixomatose?
A forma clássica da mixomatose é visto em coelhos que não foram vacinados. É uma doença terrível que causa imenso sofrimento: os coelhos afetados podem levar até duas semanas para morrer e o tratamento é geralmente inútil, é por isso que a eutanásia é geralmente recomendada.

Se um coelho vacinado desenvolver mixomatose, a doença é geralmente muito menos severa. A diferença é que a vacinação no seu coelho, transforma uma doença que é mortal para uma que é tratável.

 

Sintomas

- Conjuntivite (vermelho, olhos lacrimejantes)

- Febre alta

- Perda de apetite e letargia

Podem morrer em 48 horas. 
 

- Membranas mucosas e outros tecidos ficam inchados, incluindo os olhos, nariz, boca, ouvidos (que se tornam caídos) e áreas genitais e anais;

- O rosto inteiro pode tornar-se muito inchado;

- Pus espesso é libertado pelo nariz e o coelho pode ter dificuldade em respirar.

A maioria dos coelhos com estes sintomas pode morrer dentro de 14 dias.
 

Seguem-se imagens com alguns dos sintomas de mixomatose.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vídeo com sintomas de mixomatose:

http://www.youtube.com/watch?v=f5SB6ORKSVg

 

Em casos mais crônicos podem aparecer caroços e nódulos (mixomas) que se podem desenvolver ao longo de todo o corpo. Coelhos com esta forma podem sobreviver e tornar-se imune ao vírus da mixomatose (extremamente raro).

 

 

O que é Doença Hemorrágica Viral?

A Doença Hemorrágica Viral (DHV) é uma doença infectocontagiosa causada por um calicivírus, que afecta os coelhos. A DVH é altamente contagiosa, transmitindo-se quer por contacto directo, quer indirecto (através de objectos contaminados, roedores e insectos).

Os objectos contaminados se não forem lavados e desinfectados podem ser uma fonte de contágio mesmo após a eliminação dos animais doentes.

 

Sintomas

 

- Perda de apetite;

- Letargia;

- Febre alta;

- Espasmos;

- Sintomas neurológicos (incoordenação, excitação);

- Sangramento do nariz ou outros orifícios naturais;

- Morte súbita.

 

A DHV, no entanto, é muitas vezes um assassino muito rápido e repentino, dando pouco aviso, uma vez que os coelhos podem morrer sem apresentar nenhum sintoma. No entanto, os sintomas podem manifestar-se cerca de 48 horas após a infeção e a mortalidade pode variar entre os 50 e 100%. A prevenção da doença faz-se através da vacinação e controlo de insectos e objectos contaminados.

 

 

Imagens com sintomas de DHV

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabela de vacinação para coelhos (por Dr. Rui Patrício)
 

Idade

Recomendação

8 semanas -

Mixomatose

8 semanas -

D.H.V.

12 semanas -

Mixomatose

12 semanas -

D.H.V.


* A revacinação deve ser semestral ou anual de acordo com o tipo de vacina.
Semestralmente é aconselhado realizar um check-up, uma vez que um ano sem visita ao veterinário pode dar origem a problemas de saúde, principalmente problemas dentários. Este é um motivo pelo qual alguns veterinários não optem pela vacina anual e preferirem a semestral. 

 

 

Fontes: http://www.rabbitwelfare.co.uk/resources/content/info-sheets/understanding_myxo_feb06.htm

http://exoticpets.about.com/od/rabbitshealth/p/myxomatosis.htm; http://www.hvp.pt/hvp/pt/textos/coelhos-doenca-hemorragica-viral/?parentID=1512; http://www.hospitaldosanimais.com/tabid/431/Default.aspx; http://www.ed.ac.uk/schools-departments/vet/services/small-animals/vet-practices/exotic-animal-and-wildlife/rabbit-clinic/services/vaccination

 

porquê vacinar um coelho
bottom of page