top of page

Ração- Muesli vs Pellets

Uma investigação realizada pela Universidade de Edimburgo, mostrou que a alimentação MUESLI (mistura de sementes e flocos coloridos) com ou sem o feno pode ser perigoso para a saúde e bem-estar do seu coelho.  
 

Coelhos são conhecidos como 'fibervores', significa que as fibras são essenciais para a sua saúde digestiva e dentária (os coelhos têm dentes em constante crescimento).  As fibras digeríveis dão aos coelhos nutrientes essenciais e ajudam a manter o sistema digestivo em movimento, essas fibras não estão presentes na ração muesli porque é baixa em fibra.  
 

                OS PROBLEMAS DO MUESLI
 

Segundo o estudo da Universidade de Edimburgo há agora evidência estatisticamente
significativas de que a alimentação de uma dieta de estilo muesli, com ou sem feno, pode

resultar em um aumento do risco de problemas dentários e digestivos de saúde, tais como:

 

- Pobre motilidade intestinal, o que pode colocar os coelhos em um alto risco de estagnação do intestino, uma condição que muitas vezes é fatal;

- Comer menos feno, o que pode levar ao crescimento anormal de dentes que podem evoluir para a doença dental dolorosa. Menor consumo de feno, também resulta na redução da ingestão de água, o que por sua vez pode levar a pedras do trato urinário ou lamas. Não quer dizer que o coelho não coma feno, mas não comerá o suficiente como alimentado com ração pellets;

- Não comer todos os seus cecotrofos (caecotrophs), ou seja, eles podem não obter todos os nutrientes de que precisam e não consumidos nos cecotrofos (caecotrophs), podem tornar-se emaranhados na pele dos coelhos, colocando-os em risco de dermatites;

- Alimentação seletiva (onde coelhos escolher suas peças favoritas em vez de comer toda a porção), que pode levar a uma dieta desequilibrada carente de vitaminas e minerais essenciais;

- A pesquisa também mostrou que a ingestão de alimentos de estilo muesli e pouco feno provoca sobrepeso ou obesidade, o que também pode levar a problemas de saúde.

O que devem os coelhos comer? Recomendamos principalmente feno, pois 80% da sua alimentação deve ser ser feno, o mais verde possível e com alguns vegetais verdes e ervas seguras e saudáveis para o seu sistema e flora intestinal. Ração em pellets apenas faz parte em 5% da sua alimentação diária. Lembramos que coelhos quando bem alimentados com vegetais em abundância e muita variedade, não necessitam de ração, pois conseguem absorver todos os nutrientes e vitaminas que necessitam.


Os meus coelhos comem muesli , o que devo fazer? Aos poucos, mudar a sua dieta para uma ração pellets mais saudável ao longo de várias semanas, para evitar problemas digestivos graves. Fale com o seu veterinário sobre a transição mais segura para feno / folhas verdes / ração pellets, idealmente a transição para ser saudável terá de ser feita entre 14-28 dias. Misture algumas pellets com algumas pepitas de muesli, numa relação de 10 % para 90 % pepitas muesli para começar. De dois em dois dias, a aumentar a quantidade de pepitas de cerca de 5-10 %, de modo que por 2 a 4 semanas mais tarde, a ração muesli tenha sido completamente substituída pela ração em pellets. Lembre-se de reduzir gradualmente os muesli e aumentar as pellets,  até que já não meta mais muesli até substituir completamente. Use uma ração pellets  de qualidade (ver lista aqui), desenvolvidas especialmente para coelhos; ricas em fibra digestível e outros componentes saudáveis para uma alimentação saudável e uma vida longa sem problemas.
Recordamos que a ração não faz o intestino trabalhar adequadamente e pode estar na origem de alguns problemas digestivos. Consulte sempre o seu veterinário.

Atenção! Vá ao seu veterinário imediatamente se em acontecer algo durante a transição alimentar. Graves problemas digestivos podem ocorrer rapidamente principalmente num coelho que comeu muesli durante muito tempo. Incentivar coelhos a comer mais feno! Mas isto não é motivo para continuar a dar muesli ou nem sequer tentar, pois pode ter problemas ainda maiores. Isto ocorre porque alguns coelhos são relutantes em comer feno e doenças dentais podem aparecer, a fase inicial da doença pode resultar em desconforto ao mastigar. Quando os coelhos não comem ou comem pouco feno, aconselhamos a levá-los a um bom veterinário de exóticos (ver aqui) para verificar que não há problemas de saúde subjacentes. Nunca desista que insistir que o seu coelho coma feno! É muito grave não o fazer e poderá sofrer muito no futuro!


O MAIS IMPORTANTE NA ESCOLHA DE UMA BOA COMIDA PARA OS NOSSOS FILHOTES É NA TABELA DE NUTRIÇÃO E INGREDIENTES DA MESMA... OPTEM PELAS COMIDAS QUE TENHAM MAIS VALOR DE FIBRAS , PROTEINAS E QUE CONTENHAM também GRASS.

Composição adequada da ração:

 

Fibra: Quanto maior o teor de fibra (olhar para um mínimo de 18%), geralmente o melhor o alimento será para a digestão do seu coelho;
Proteínas: entre 12 e 14% , mas atenção coelhos mais jovens (menos de 5 meses) precisam de mais de 16% de proteinas na sua alimentação para cresceram saudáveis.

Um coelho adulto saudável precisa de um nível de proteína de 12-14%. Coelhos jovens (com menos de cinco meses) precisam de um nível maior de proteína de cerca de 16% para apoiar o seu crescimento rápido.

Cálcio e Fósforo: cálcio deve ser de 0,5 - 1,0% de fósforo e 0,4-0,8%. Igualmente importante é a relação entre os dois (que deve ser 1.5-2:1 cálcio de fósforo);

Gordura: 2,4 - 5%;

Vitaminas: Vitamina D 1000 IU / kg, Vitamina E: 50 UI / kg, Vitamina A UI 10000 / kg;

Ingredientes: A lista de ingredientes vai ser na ordem da percentagem incluída; com o ingrediente do alimento contém a maioria dos primeiros listados. Olhe para as marcas que tem na lista (por exemplo, Timóteo, alfafa, festuca, feno ou 'forrageiros ") à frente de cereais (por exemplo, trigo, aveia, milho, ou milho);

Dosagem: As rações não devem conter milho ou soja, pois são prejudiciais a longo prazo. No entanto, quase todas contêm estes compostos. Por esta razão e porque a ração não faz o intestino do coelho trabalhar adequadamente, aconselhamos a ração quando dada, ser em pequena porção, entre uma a duas colheres de sopa por dia (nunca exceder as 30 gramas).

Como o feno é o mais rico em fibras e menos proteína que os cereais, alimentos que são baseados em feno , geralmente, também têm um equilíbrio nutricional mais adequado.

 

Um bom feno de qualidade e legumes devem constituir a maior parte de sua dieta, são bem mais importante do que a ração. feno, água limpa e fresca deve estar sempre disponível de forma contínua. Para garantir que o seu coelho se mantenha saudável durante mudanças na sua dieta vá monitorizando com frequência se o seu coelho faz as suas necessidades (monitorize pelo menos duas vezes por dia) para garantir que: come bem e com abundância o seu feno e que as suas fezes se encontram normais (quantidade , tamanho são importantes ) e se come os cecotrofos (fezes húmidas e macias normalmente mais escuras e mais pequenas que o cocó normal em segunda fase).

 

Fonte: http://www.scotsman.com/news/environment/muesli-can-kill-pet-rabbits-scientists-warn-1-2918956; 

http://www.rspca.org.uk/allaboutanimals/pets/rabbits/diet/muesli; http://www.pdsa.org.uk/pet-health-advice/rabbits/diet

bottom of page