top of page

Hipomotilidade Intestinal (GI Stasis)

A Hipomotilidade intestinal é uma doença comum do trato gastrointestinal dos coelhos (lagomorfos). Esta doença pode ser causada por uma dieta pobre em fibra. O Íleo (paralítico) ocorre quando os movimentos intestinais param. Uma digestão normal depende do funcionamento normal dos movimentos peristálticos dos intestinos. Quando esses movimentos param, a Hipomotilidade intestinal ocorre.

​Por vezes uma bola de pêlo no estomago pode ser considerada parte da doença, pois é resultado da hipomotilidade e não a causa. A ingestão de pêlo pelos coelhos é normal e faz parte da sua vida, e quando alimentados corretamente, esse pêlo sai normalmente sem problemas.

Quando os intestinos abrandam, comida e pêlos podem ficar presos, gerando dor e abrandando ainda mais o funcionamento dos intestinos. As bactérias presentes podem agora reproduzir e produzir grandes quantidades de gás, enchendo os intestinos, levando a uma distensão do intestino, causando mais dor. O coelho começa a deixar de comer e torna-se fraco e desidratado.

O que pode causar esta doença?

Esta doença pode ser causada por:
 

Doenças dentárias

Adesivos pós-cirurgia

Infeções

Dor

Stress

Bloqueio intestinal

Falta de fibra na dieta

Falta de exercicio 

 

E quais os sintomas?

 

Os sintomas são subtis e facilmente passam despercebidos, principalmente no início. Os 2 primeiros sintomas poderão ser falta de apetite e redução da quantidade de fezes feitas. Pode surgir letargia e desconforto quando toca no coelho ou agarra nele. Esteja atento ao facto do coelho ranger os dentes, pois também pode ser sinal de dor. Eles podem começar a ingerir papel e madeira de forma a aumentar a quantidade de fibra na dieta.

 

Esteja atento ao facto de que esta doença pode surgir em simultâneo com outras doenças, podendo ser causadoras da hipomotilidade intestinal.

 

Se acha que o seu coelhinho está com hipomotilidade intestinal, vá depressa ao veterinário e ele irá fazer o diagnostico, por apalpações e análise ao sangue, entre outras opções viáveis.

 

Como garantir que tem uma boa recuperação?

 

Os coelhinhos com hipomotilidade gastrointestinal podem ficar bem em 1 ou 2 dias, mas outros podem demorar 1 ou 2 semanas até voltarem à normalidade. Cada caso é um caso. Ser paciente é muito importante!

 

Garanta que o seu coelho se mantém hidratado, dê-lhe água com uma seringa pela boca calmamente.

Os fluidos recompõem eletrólitos, fornecem vitaminas e hidratam novamente o seu coelhinho;

Forneça uma alimentação rica em fibra, com feno e verduras de folha verde escura (veja a lista de alimentos).

Medicação recomendada pelo veterinário.

 

Previna a doença!

 

Através da redução de stress (como o calor e excesso de movimentação), uma dieta rica em fibras, água fresca, um ambiente limpo são fatores cruciais para minimizar o risco de problemas. Não permita que o seu coelho fique obeso.

 

Leve o seu animal ao veterinário de exóticos caso repare que o apetite ou fezes não se encontrem normais.

 

fonte: http://www.lbah.com/word/gi-stasis-hairballs-in-rabbits/

bottom of page