top of page

Verão, cuidados a ter com o seu coelho

 

 

O Verão, é uma altura óptima para os humanos, calor, praia...manga curta... porém para os coelhos é uma época difícil, pois não toleram bem o calor devido a não conseguirem transpirar (sim os coelhos não conseguem fazer isso), sofrendo muito com as altas temperaturas, podendo até morrer. É muito importante que fiquemos atentos aos nossos amiguinhos durante os meses de calor, nesta altura também se apresentam mais inativos e preguiçosos, o que é normal, também é normal que bebam mais água e prefiram comer mais alimentos verdes do que que ração.

Todavia a partir dos 30ºC eles podem começar a apresentar problemas tais como:

 

  • não responderem aos nossos estímulos; 

  • respirarem demasiadamente rápido e manterem a cabeça erguida, atirando-a para trás;

  • podem até mesmo começar a ter convulsões.


Os sintomas de um golpe de calor extremo são: respiração agitada, passando a sons respiratórios por excesso de secreções que o coelho produz com o objetivo de eliminar o calor, numa segunda fase pode ocorrer a prostração e o desmaio.

Quando observamos animais que apresentem estes sintomas devemos socorrê-los imediatamente, umedecendo suas orelhas com água em temperatura ambiente - fresca, (os coelhos eliminam o calor pelas orelhas) e também o seu corpo, porém nunca mergulhando-o na água, o que poderia provocar um choque térmico.

Em criações/casas com um número reduzido de coelhos podemos utilizar garrafas "pet", com água congelada colocadas sobre ou ao lado das gaiolas com intuito de diminuir a temperatura, azulejos para os coelhos deitarem em cima também proporcionam bastante conforto nos períodos de extremo calor. Estas pequenas ações ajudarão o coelho a manter-se mais confortável, suportando melhor a temperatura elevada.


VIAGENS NO VERÃO

Devemos ter especial atenção quando transportamos coelhos em épocas muito quentes, animais de tamanho maior e peso elevado, mal acondicionados em viagens ou transporte, mesmo de curta distância podem morrer devido ao calor.


- Opte por viajar fora de horas de maior calor, que se situam entre as 11h00 e as 17h00.

- Tenha sempre uma garrafa de água fresca, caso necessite molhar as orelhas e faça algumas paragens (dependo da distância que vá percorrer) para ver se ele quer beber água.

- Caso não tenha ar condicionado no carro, opte por colocar uma garrafa de água bem fresca, envolvida num pano, para se certificar que ele vai fresco, ou até mesmo um pequeno azulejo dentro da transportadora.
- Nunca deixe o seu coelho fechado e sozinho no carro, porque mesmo poucos minutos de calor podem ser fatais.
Por último, nunca se esqueça de certficar que a casa de férias tem espaço um espaço fresco para o coelho.

Qual é uma boa temperatura ambiente para os coelhos?

Resposta:
Coelhos domésticos ficam mais confortáveis ​​entre os 10 a 23 graus.

Atenção: temperaturas de 26 graus para cima já são perigosas para os nossos coelhos e deverá fazer tudo para ele/ela não sobreaquecer! Eles têm pequenos pulmões e não transpiram e por isso é que é periogoso eles sobreaquecerem com as temperaturas elevadas na altura do verão, algumas maneiras básicas e mais simples para ajudar um coelho a não chegar a esse limite e que pode fazer, são:

 

  • Mantenha o espaço do seu coelho numa área ventilada.

  • Placas/azuleijos cerâmicos ou em pedra dentro da gaiola.

  • Meter algumas pedras de gelo na água

  • Termoacumuladores de frio (que se metem nas geleiras), envoltos em toalhas perto do 
    coelho ou por cima da gaiola em cima de uma toalha.

  • Garrafas congeladas envoltas num pano, na gaiola.

  • Estenda uma toalha húmida fria perto do coelho e com uma ventoinha 

  • Manter o local onde dorme em sombra e num local onde o sol não bata lá o dia todo.

 

Percebi isso tudo, mas gostaria de levar o meu coelho ao parque ou à praia... o que fazer? que cuidados ter?



Para levar o seu coelho ao parque ou à praia, espere pelas horas de menor calor, como se fosse levar um bebé humano, tal e qual...deverá proteger o seu coelho de andar ao sol durante muito tempo pois poderá apanhar uma insolação (isso poderá matar o seu coelho) também tenha cuidado com a desidratação, leve legumes frescos e água fresca para ter sempre ao dispor da sua mascote! Se for para a praia, leve uma toalhinha, trela, um chapéu e tente manter o seu peludinho à sombra o máximo que conseguir :) vá tocando nas orelhas para ir ver a sua temperatura corporal, se tiverem muito quentes, aconselhava a molhá-las um pouco com água e ir para casa.

Nota: não se esqueça que o seu coelho deverá de ter as vacinas em dia e uma pipeta contra as parasitas externos, como por exemplo o producto da beaphar anti-parasite que se compra em sites online ou mesmo em algumas lojas portuguesas. Outra alternativa é pipetas de gatos ou cães bebés, que se compram nos veterinários / farmácias e/ou lojas de animais, para evitar apanharem, pulgas, carraças ou serem mordidos por mosquitos que carregam vários tipos de doenças etc. Peça conselho ao ser veterinário antes de utilizar estas pipetas externas, pois algumas são completamente inadequadas, como o caso do frontline (provocou a morte de vários coelhos)!! 


Algumas pipetas externas que pode utilizar aqui.

fonte: http://wiki.answers.com/Q/What_is_a_good_room_temperature_for_rabbits#ixzz20N3dFFO





 

bottom of page