top of page

A urina do coelho 

A urina dos coelhos é altamente variável, podendo ir de transparente a amarelo, de castanho a vermelho, sempre de acordo com a dieta e quantidade de água ingerida. Se estiver em dúvida na urina vermelha, se será simplesmente coloração ou se contém sangue, o melhor será dirigir-se ao seu veterinário para análise à urina. Se o coelho comer alimentos ricos em betacarotenos, é provável que a urina saia alaranjada ou avermelhada.

Pode verificar se existe ou não a presença de sangue na urina com um cotonete com água oxigenada. Se borbulhar, é sinal que tem sangue e deve ir imediatamente ao veterinário.

 

A urina leitosa, esbranquiçada, pode ocorrer ocasionalmente, mas se a situação for frequente e por longos períodos, e se a urina for espessa, vá ao veterinário, pois é sinal de que o coelho tem cálcio a mais na dieta, mas antes de qualquer mudança na dieta, consulte o veterinário. O cálcio está presente em legumes como couve, salsa, espinafre, entre outros.

 

Tenha especial atenção no contacto da urina com as patas do seu animal. O coelho estar em contacto por muito tempo com a urina pode criar fungos nas patas, além do facto de a urina ser ácida, pode causar uma tonalidade amarela nas patas do seu coelho, e criar problemas respiratórios nos animais, além de queimaduras por contacto, sendo por isso importante a lavagem frequente das casas de banho e gaiolas. Garanta sempre água fresca ao seu animal, pois encontra-se relacionada com a saúde do seu animal e a urina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                             (várias cores de urina em coelhos)

Causas de urina inapropriada

Muitas coisas podem fazer com que os coelhos exibam hábitos urinários anormais. Em determinadas circunstâncias, problemas médicos podem contribuir para esse comportamento Certifique-se de verificar regularmente a urina do seu coelho, para evitar problemas graves de saúde. As causas da pulverização urinária e hábitos anormais de micção (acto de urinar) podem incluir:

  • Tendências territoriais: os coelhos que não são esterilizados (especialmente os machos) frequentemente marcarão o seu território como um instinto normal. Os coelhos que estão juntos tentarão regularmente  a marcar suas gaiolas, um ao outro e, em algumas ocasiões, o seu próprio dono, para mostrar o domínio.

  • Poucas casas de banho: se permitir que o seu coelho seja livre na casa, deve fornecer um número adequado de caixas para as suas necessidades. Por outro lado, também pode ser benéfico limitar seu coelho a uma área específica da casa que tenha a sua casa de banho. Os donos também devem considerar o número de coelhos que eles têm em uma área. Se muitos coelhos são forçados a viver em uma determinada área, os coelhos podem urinar e defecar fora da casa de banho.

  • Problemas comportamentais: Assim como os humanos, os coelhos respondem à mudança de hábitos e de ambiente. Se um coelho não concorda com uma certa mudança em seu ambiente, como uma nova pessoa, novo animal de estimação, mudança de localização ou horário de alimentação, pode começar a exibir alterações indesejadas no comportamento de urina. Para evitar esse problema, certifique-se de fazer alterações no ambiente de um coelho gradualmente.

  • Problemas médicos: se seu coelho geralmente tem bons hábitos e não sofre de nenhum problema anterior, uma irregularidade súbita na micção (evacuação de urina, acto de urinar) pode ser um sinal de algum tipo de doença. No caso de notar uma mudança significativa na forma como o seu coelho se comporta, ou ao usar a casa de banho (e não seja marcação de território), leve seu coelho a um veterinário o mais rápido possível.

 

    

bottom of page