Pododermatites
Os sinais e sintomas da pododermatite ulcerosa são geralmente classificados de Grau I Grau V, dependendo da gravidade da doença.
-
Grau I - Coelhos nesta fase da doença têm uma forma mais branda da doença e podem apresentar alguma perda de pêlo e outros sintomas iniciais sobre a superfície inferior das patas traseiras
-
Grau II - Coelhos nesta fase leve da doença vai apresentar a perda de pêlo nas patas, e também pode ter inchaço e vermelhidão.
-
Grau III - Neste estágio moderado de pododermatite ulcerativa o coelho é mais provável que a apresente ulceração e, possivelmente, formação de crosta que pode proporcionar uma oportunidade para a infeção
-
Grau IV - Durante este momento da doença o coelho é provável que tenha um abscesso, uma bolsa de pus, e inflamação dos tendões ou tecidos mais profundos dentro do membros posteriores do corpo
-
Grau V - Nesta fase da doença o coelho apresentará sintomas graves de pododermatite ulcerativa, incluindo osteomielite ou infeção da medula óssea, inchaço do tecido comum (sinovite), e inflamação dos tendões, possivelmente, (tendinite), que podem levar a uma alteração na locomoção e postura.
Outros sinais e sintomas podem incluir uma falta de vontade para andar, que é largamente associada com desconforto e dor, obesidade, nervosismo, e incapacidade para comer.
Os factores de risco para esta doença são:
-
Ambiental – Ficar muito tempo em contacto com humidade, litter sujo, arames e ferros, superfícies duras, etc.
-
Falta de Exercício;
-
-Obesidade;
-
Doença de origem musculosquelética ou outras doenças dolorosas, como pedras nos rins;
-
Doença gastrointestinal ou urinária;
-
Aparar pêlo das patas;
-
Coelhos nervosos ou ansiosos;
-
Lesões nas patas;
-
Algumas raças com pouco pêlo nas patas, como o caso do Rex.
Comer é importante durante o tratamento para evitar o enfraquecimento do sistema gastrointestinal e crescimento excessivo de bactérias no intestino desfavoráveis. Uma ampla seleção de verduras frescas, incluindo couve, espinafre, salsa, etc. é necessário.
Tratamento
Se suspeitar de Pododermatite no seu coelho, leve-o ao seu veterinário de exóticos para observação. Se em fase inicial, aplique bephantene plus na área lesionada, e faça uma “meia” de proteção para as patinhas, pois irá precisar de um suporte, uma vez que não terá pêlo na região. Os animais deverão ser colocados em camas limpas e pisos pouco agressivos, sem redes.
Ilustração 1 - Pata Saudável
Ilustração 2 - Pata com Pododermatite (lesionada)
Fontes:
http://www.petmd.com/rabbit/conditions/skin/c_rb_ulcerative_pododermatitis
http://www.medirabbit.com/EN/Skin_diseases/Mechanical/Pod/Podo.htm
http://www.sawneeanimalclinic.com/downloads/sore_hocks_pododermatitis_in_rabbits.pdf
http://medicamentodeusoveterinario.blogspot.pt/p/o-coelho-os-coelhos-em-particular-os.html