top of page

Fezes dos Coelhos

O sistema digestivo dos coelhos é muito sensível e facilmente perturbado por várias causas.

 

Observando as fezes do seu animal, é a melhor forma de monitorizar e analisar como está o sistema digestivo do seu coelho. O sucesso da dieta reflete-se nas fezes!

A alteração do aspeto das mesmas pode ser o primeiro indício de que existe uma perturbação. Esteja atento!

 

Os coelhos fazem dois tipos de fezes: as fezes normais e os cecotrofos. Veja o Guia seguinte.

GUIA DAS BOLINHAS

Bolinhas dos coelhos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os coelhos de tamanho fazem 200-300 bolinhas por dia. Elas devem ser uniformes em tamanho e forma, o que significa arredondado e do tamanho do grão de bico normal. O tamanho do seu coelho nem sempre tem a ver com o tamanho das suas bolinhas.

Bolinhas saudáveis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As bolinhas devem desfazer-se facilmente.Elas têm uma forma estável, mas se aplicar pressão suave e rolá-los entre os dedos, eles devem desmoronar em algo parecido com serragem como na foto à esquerda. As bolinhas podem ficar muito duras quando secam, então deve fazer o teste numa "fresca", se possível.

Uma vez feito o teste, dentro da bolinha deve encontrar encontrar muito feno mastigado (imagem à direita). Testando- regularmente lhe dará uma linha de base para o que é normal no seu coelho.

Cor das bolinhas

 

Bolinhas mais escuras e mais húmidas podem ser sinal de que o seu coelho está recebendo muita proteína na sua dieta. As bolinhas no canto inferior esquerdo da foto eram de um coelho antes de uma mudança do feno "Orchard Grass" (feno de pasto, o feno 'mais rico') para feno timothy (canto superior direito), após apenas 24 horas. Após 48 horas, as bolinhas continham ainda mais visível o feno mastigado na superfície e começaram a ficar de cor mais leve e maiores.

Cecotrofos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto à esquerda: Estas bolinhas são completamente normais, geralmente os coelhos comem para garantir que eles obtenham bastante proteína e vitaminas do complexo B na sua dieta. Às vezes coelhos vão produzir mais cecotrofos do que o normal quando estão stressados ou com muito açúcar em sua dieta. Isso é bom, desde que o coelho não se sente em cima dos cecotrofos e isso não acontece sempre! Se isso acontecer, talvez seja hora para uma mudança de dieta.

 

Foto à direita: Às vezes estrutura unida dos cecotropes pode ser interrompida em pedaços individuais. Você vai conhecê-los por sua textura mole, superfície brilhante (as fibras brancas são cabelo coelho) e odor que vai intensificar se o revestimento exterior membranoso é interrompido.

Pêlos nas bolinhas

 

 

 

 

Estas bolinhas estão ligados entre si por pêlo. Isto não é um problema - o espaçamento sugere que o intestino do coelho está funcionando normalmente e que o pêlo é ser empurrado através de com toda a outra fibra! Lembre-se, coelhos não têm bolas de pêlo como os gatos!
Dê mais verduras frescas ao seu coelho (para além do seu livre acesso a feno) para o manter hidratado e em movimento e escová-lo de forma mais regular. Mas o coelho está saudável.

Bolinhas duplas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As bolinhas "duplas" na parte superior desta imagem ocorrem quando intestino de um coelho atrasa por qualquer motivo e duas bolinhas colidem durante a sua formação. Estas podem ser causados ​​por stress ou idade avançada. Se o seu coelho começar a fazer mais do que duas ou três "duplas" (ou triplas) por dia, talvez seja hora de pedir ao seu veterinário sobre um estimulante para o intestino do seu coelho voltar a um ritmo normal. As bolinhas devem ser uniformes em tamanho e forma como aqueles na parte inferior da imagem.

Bolinhas grandes em forma de ovo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estes não devem ser confundidos com bolinhas duplas (ou triplas) ou grandes bolinhas normais. As bolinhas grande em forma de ovo ( em baixo na imagem) podem resultar de "megacólon", esta é uma ocorrência rara em coelhos que normalmente decorre da genética (PT PT) ou, ocasionalmente, após um trauma. Esta condição é incomum, mas se você suspeita que seu coelho tem deve consultar um especialista sobre o cuidado adequado a longo prazo.

Bolinhas pequenas e redondas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As bolinhas pode tornar-se pequenas por muitas razões: o stresse é o mais comum. Um barulho estranho ou uma experiência stressante pode causar as bolinhas do seu coelho a ser menores temporariamente. Eles devem voltar ao normal dentro de algumas horas. Cronicamente pequenas bolinhas podem indicar dor crônica, estreitamento do intestino ou um bloqueio parcial e uma visita do veterinário é uma ordem.

Bolinhas pequenas e redondas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pequenas bolinhas disformes podem significar que o seu coelho não está comendo o suficiente. Isso pode acontecer após a cirurgia, se os dentes do seu coelho estão sofrendo, ou qualquer outro motivo que leve o seu coelho não querer comer. Pós-cirurgia, este é um bom sinal - trato digestivo do seu coelho está funcionando, não há apenas um monte de comida lá dentro. Caso contrário, as bolinhas do seu coelho estão a dizer-lhe para ir ver um veterinário!

Bolinhas cobertas com mucosa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mucosas nas bolinhas é comum após um curso de antibióticos, mas também pode ser causada por qualquer coisa que possa irritar a mucosa intestinal. Neste caso, o coelho comeu seu primeiro pedaço de salsa com tanto gosto que até se esqueceu de mastigar. Da mesma forma outros grandes massas ou irritantes podem ser encerradas em mucosa. Mucosa pode estar presente por parasitas ou outras doenças muito graves, como impactação cecal. Uma consulta com um veterinário é aconselhável se você observar mucosa em tombadilhos do seu coelho. 

Disbiose Cecal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Disbiose Cecal é cocô que não está completamente formado e é pastoso e é geralmente bastante degradado. Ela pode ser causada por stress, doença ou uma dieta demasiado rica em amido, gordura ou açúcar. Isto não deve ser confundido com cecotrofos normais que foram pisados pelos pés ou no fundo do wc do seu coelho. Se você não tiver certeza, você pode ter que picar ao redor para ver se a confusão se desfaz em camadas (cecotrofo) ou se é completamente sem forma (disbiose cecal). A alternativa é ver o próximo cocó. Você deve verificar se todo o coelho com disbiose tem sinais de doença. Veja a sua temperatura para descartar uma infecção. Se a disbiose persiste ou não é reduzida, eliminando guloseimas, agendar uma visita do veterinário. 

Diarreia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A verdadeiro diarréia é muito rara em coelhos e é motivo para alarme! Coelhos com diarreia pode ser infectado com parasitas mortais ou, possivelmente, ter sido exposto a venenos. Muitos jovens coelhos com fezes escorrendo lacrimejantes podem ter sido desmamados antes de estarem prontos para tal. Independentemente da idade de qualquer coelho com diarréia, terá de ir urgente a um veterinário e deve ser a primeira prioridade. Se é uma opção, trazer algumas das fezes escorrendo para o seu veterinário para examinar. 

Forçar com seringa a hidratação com água até chegar ao veterinário!

 

 

FONTE: http://imgur.com/a/5N4lD

bottom of page