Coelhos e o COVID19
Updated: May 12, 2020
Temos sido questionados se os nossos coelhos podem contrair o COVID-19. A Ordem dos Médicos Veterinários -OMV divulgou que “não há qualquer evidência científica consistente de que os cães e gatos ou outros animais de companhia possam ser transmissores ou sequer albergar o vírus”. Com isto, resolvemos divulgar alguma informação encontrada, sendo que os veterinários onde habitualmente tratamos os nossos animais também partilham opinião semelhante à seguinte:
No momento, o COVID-19 é novo demais e não foi feito um trabalho suficiente em uma variedade de espécies para que possamos dar conselhos absolutamente definitivos, mas pelo que sabemos sobre os coronavírus respiratórios anteriores (https : //jvi.asm.org/content/89/11/6131) parece esperançoso que os coelhos e roedores sejam resistentes a este, no entanto, vale a a pena ressaltar que eles podem transportá-lo no seu pêlo, etc. Este site também compara o COVID a infecções anteriores por SARS / coronavírus, observando especificamente as semelhanças entre eles (https://www.wormsandgermsblog.com/2020/02/articles/animals/cats/covid-2-and-potential-animal-hosts/). Parece que os coelhos correm muito menos risco do que porcos, furões e gatos. Assim, o nosso conselho é actuar com sensatez, lave as mãos com água e sabão antes e depois de manusear qualquer animal e entre em contacto com seu veterinário se tiver alguma dúvida.
Dr. Richard Saunders em https://rabbitwelfare.co.uk/can-rabbits-catch-coronavirus/
Reforçamos os conselhos das páginas referidas, segundo o princípio da precaução, proteja-se, lave as mãos antes e depois de manusear o seu animal, limite o contacto de terceiros com o seu animal e se existir uma pessoa infectada na casa, o animal não o deve visitar (ver documento no link abaixo pela OMV). É recomendado a higienização das patas após passeios no exterior, mas estando a falar de coelhos, neste caso, não aconselhamos saídas ao exterior enquanto a situação permanecer.
Alguns links úteis para ler sobre animais e COVID19